sábado, 3 de fevereiro de 2018

A Cidade de Genebra, e As Cidades de Deus e Suas Medidas. 2300 anos

A CIDADES DE DEUS.

2300 anos de história  e  Genebra, Suíça.


Quando falamos em "cidade de Deus" algumas cidades podem vir a mente, para os judeus Jerusalém, para os ortodoxos Constantinopla do Oriente, para os católicos romanos o Vaticano em Roma no Ocidente. Para o movimento da reforma existiram cidades organizadas como a "Cidade de Deus".
Para um judeu Jerusalém  era a Cidade de Deus, e o objetivo de  Deus era ajunta-los para uma  reforma. O ultimo período separado para o israel de 490 anos saindo de 457 a C. terminou no ano 34 de nossa era.  A reforma desejada por Cristo era a mesma esperada por Calvino.

Para outros Genebra era uma cidade de "Refugio", e  para lá, poderia ir pessoas que buscavam a liberdade religiosa. 

CALVINO.

Sua primeira vinda à Suíça, em 1535, foi a Basiléia, cidade que já aderira à reforma protestante sob a influência de João Ecolampádio e Oswaldo Micônio. Calvino aí permaneceu durante cerca de um ano e aí escreveu a primeira versão, em latim, de sua Instituição da Religião Cristã, obra que se tornaria a referência teológica maior das igrejas reformadas "calvinistas" no mundo inteiro. Genebra era também conhecida como a "cidade dos concílios". Os membros desses concílios eram eleitos pelo povo e tinham a finalidade de exercer tanto o poder executivo quanto o legislativo e judiciário. Porém, não foi o apelo intimador de Farel o principal motivo que fez Calvino ficar em Genebra. De acordo com Alexander Ganoczy "Calvino não anuiu ao pedido de Farel até ele reconhecer a real situação de Genebra". O próprio Calvino, 28 anos após sua decisão de assumir o desafio Genebrense, escreveu: "Quando na primeira vez vi a esta igreja, ela era praticamente nada. Eles pregavam e isto era tudo. Eles procuravam por ídolos e os destruíam, mas, não havia a menor reforma. Tudo estava em desordem". Calvino não era apenas um líder sensível e escrutinador das necessidades do seu contexto, ele era também um líder cujo preparo o habilitava a servir com probidade e capacidade."
Normalmente é apresentado que Roma foi fundada no ano 753 AC contudo a sua monarquia por volta do ano 756 antes de Cristo.
https://gabrielrosselloblog.wordpress.com/2016/12/12/historia-de-roma-en-10-minutos/
http://slideplayer.com.br/slide/40518/






Aqui não tenho como objetivo esgotar este assunto, apenas apresentar semelhanças de algumas cidades que no coração de grupos desejavam implantar como sede, ou uma "Cidades de Deus" ou ainda uma cidade refugio. 

Jesus olhando para Jerusalém disse:"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!"  (Mateus 23 : 37)

E este foi o mesmo espirito que se apossou  de Farel e Calvino,   ele idealizou tornar Genebra a "cidade de Deus". 

Não quero com  isto dizer que Calvino era como Deus, mas se esforçou em fazer de Genebra um  grande centro reformador. Outros grandes homens haviam lançado a semente da reforma em Genebra, mas somente Calvino fez de Genebra, um grande centro do movimento reformatório. Assim como Jesus, Calvino se esforçou em executar uma obra que até hoje é sentida no cristianismo. Mesmo depois de 500 anos de reforma, as reformas implantadas por este reformador, ainda influencia o mundo cristão.

Visão dos historiadores.


"Calvino era francês e sua vinda a Genebra em 1536, aos 27 anos de idade, foi fruto de um acaso. Imbuído das ideias humanistas da Renascença e simpatizante das posições anti-papistas do frade alemão Martinho Lutero, ele era mal-visto na França católica do rei Francisco 1°."
Apesar de não concordar com a afirmativa, como do texto acima, "fruto do acaso", mas mantenho uma vez que é pensamento do autor da fonte. 

"Para o reformador de Genebra não havia uma desassociação entre a vida cristã e a sua participação nos assuntos da comunidade. - O que necessita ficar bem entendido é que Calvino procurou estabelecer que a "Igreja e o estado deveriam estar livres para legislar na extensão da lei e controle, os dois governos deveriam assistir um ao outro", pois na sua concepção "política e a verdade espiritual são inseparáveis".
Um fato ocorrido em 1543 tornou decisiva a influência de Calvino na vida pública. O concílio dos 25 o convocou para cooperar na elaboração de uma nova ordem social para Genebra. -
André Biéler argumenta que dois aspectos principais se destacaram. 
Primeiro a liberdade civil passou a ter a sua restrição nos princípios do próprio evangelho, pois agora a lei estabelecia que cada cidadão faria "juramento de viver e de morrer para manter o evangelho e a liberdade da cidade". 
O segundo destaque é para a liderança, o magistrado, o príncipe ou conselheiro de uma democracia não pode ser indiferente a sua fidelidade à igreja. 
Tais posições apresentam um certo atrelamento do poder civil ao religioso.
Essa estrutura governamental idealizada e implementada em Genebra levou alguns estudiosos a caracterizar a proposta calvinista de governo como uma teocracia, onde a igreja estaria acima do estado
Contudo, a melhor avaliação, ao nosso ver, é a de Harkness ao dizer que "o que se diz da ‘teocracia' de Calvino é melhor propriamente dito ser chamado governo ‘bibliográfico'.
http://www.monergismo.com/textos/historia/calvino_genebra_sergio.htm

Talvez você esteja questionado o motivo de eu apresentar que Calvino desejava uma "Cidade Estado" Reformada.  Acontece que nada é por acaso como alguns historiadores imaginam ao estudar a história de Calvino, ele não foi a Genebra por um acaso. Você poderá entender isto vendo a imagem abaixo.


Quando contava 34 anos  de seu nascimento Calvino em 1543, Calvino reorganiza uma nova ordem social para cidade,  dando a cidade um novo rumo. Assim como após o ano 34 de nossa era o cristianismo toma um novo rumo. 

Como já apresentei em matérias anteriores, a medida da história são muitas vezes rebatidas, e que estas tem ocorrências semelhantes e não iguais.
Assim como no ano 457 a C. ocorre uma saída para os 490 anos separado para o Israel, assim como já mencionei anteriormente, o ano 1053-4 foi uma saída para o mundo Cristão. Mas quero afirmar não a única saída.



Aqui não apresento que a profecia de Daniel 8:14 se repete, mas sim, suas medidas. A profecia apresentava um tempo especifico para uma purificação, e não tem uma aplicação profética no período apresentado acima, apenas suas medidas se repetem assim como as medidas de um templo é repetida. E já expliquei sobre isto em matérias anteriores.

"Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Cisma





ORGANIZAÇÃO DA IGREJA ADVENTISTA.

De 1843 a 1844 foi a saída para  o grupo do advento como um grupo separado, dos grupos maior es existentes. (Igrejas)
"Com o passar do tempo, faz-se premente a existência duma organização. Em 1852, havia já 2000 membros, havia publicações editadas regularmente, era necessário definir regras de organização, era necessário credenciar os pastores. Há no entanto algumas resistências em adoptar um nome e uma organização. É preciso esperar até 1860, para ver ser adoptado em assembleia-geral, tida em Battle Creek o nome “Adventistas do Sétimo Dia” que definia este grupo de crentes. O nome Adventista, traduz a esperança do regresso de Jesus Cristo, do Sétimo Dia, porque em conformidade com a Bíblia, observam o sábado como dia de repouso semanal. Em 03 de Maio de 1861, registou-se a Associação Publicadora dos Adventistas do Sétimo Dia”, em Outubro do mesmo ano, a “Associação dos Adventistas do Sétimo Dia do Michigan” e finalmente em 1863 é fundada a Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, que contava na altura 3500 adventistas, 30 pastores e 152 igrejas."
http://www.adventistas.org.pt/quem-somos/a-nossa-historia

756 AC. FUNDADA A MONARQUIA EM ROMA.

Normalmente é apresentado que Roma foi fundada no ano 753 AC contudo a sua monarquia por volta do ano 756 antes de Cristo.
https://gabrielrosselloblog.wordpress.com/2016/12/12/historia-de-roma-en-10-minutos/http://slideplayer.com.br/slide/40518/

Esta postagem sofrerá atualização assim que for possível. Todo conteudo deste blog é material de pesquisa não concluído.
Contato.
jjcordeluz@hotmail.com