sábado, 11 de fevereiro de 2017

Constantinopla e o terremoto


Os temas abordados aqui estão relacionados a alguns eventos semelhantes e suas medidas. As medidas  do terremoto de Constantinopla e  Lisboa é o tema principal, ainda que foram expostos outras medidas já publicadas em edições anteriores a esta.
Quando falamos de acontecimentos pode dar a aparência  que tudo aconteceu do acaso. No final da matéria vou falar um pouco sobre este ponto, antes vou apresentar nas medidas da história alguns eventos que demonstra que Deus tem limites para tudo. 
Será que os terremotos todos estão aguardando uma autorização do Deus eterno? Será que os elementos que provocam um terremoto, aguardam o tempo de Deus? Isto pode ser complicado explicar em poucas linhas, mas de uma coisa nós sabemos, alguns terremotos estão aguardando a Sua voz. 


Os dois terremotos que citarei abaixo é o tema em foco aqui. Vamos iniciar com o terremoto de Constantinopla.


Constantinopla a segunda roma que foi abalada 447 abrindo caminho para que Atila a invadisse. Os Hunos invadiram antes desta data, e seus argumentos para esta invasão seria que o bispo  estavam invadindo as fronteiras dos Hunos para roubar relíquias religiosas. Segundo os hunos, os lideres da igreja católica não estavam respeitando os acordos firmados para a paz se tornar duradoura.


Mas sua invasão anterior esbarrou nos muros. Mas com o terremoto ano de 447 abriu  as portas para conquista de Atila.


O outro terremoto se deu no ano 1755 em Lisboa. 
Portugal em acordo com a igreja  explorava as  riquezas do Brasil e de outros povos por vários anos, sentiu no seu quintal um abalo exatamente no dia de todos os Santos.
Neste mesmo dia data comemorativa de todos os santos, alguns protestantes estavam aguardando para  serem queimados pela inquisição no final do dia. Este dia deveria fechar, na visão católica, com um aviso sinistro que ninguém deveria deixar o catolicismo.
 Para muitos este evento foi uma resposta de Deus aos abusos oriundo de um cristianismo em que valores estava acima de valores morais Bíblicos. O desejo por maior riquezas estava tão fortemente arraigado no espirito do cristianismo da época que levou um  pensador a declarar que:
"O mundo segue uma ordenação divina e os acontecimentos respeitam a vontade de Deus, que é justo e bom". 
Alguns padres começam a proclamar o fim do mundo, e que o terremoto fora um sinal da ira de Deus, e que todos deviam queimar os bens que ainda ficara na mão de alguns desafortunados. Protestantes que ainda estavam vivos são obrigados a beijarem os relicários religiosos católicos, ou serem punidos.

http://ultimosegundo.ig.com.br/reconstrucao/em-1755-lisboa-foi-devastada-por-terremoto-seguido-de-tsunami-e-incendios/n1237592447358.html
https://www.youtube.com/watch?v=0tSpmi5-AZM

Nas duas situações em que os terremotos ocorreram estes era um  centro importante  do Cristianismo,  no Ocidente Lisboa, no Oriente Constantinopla.

https://edukavita.blogspot.com.br/2015/07/biografia-de-constantino-i-o-grande.html
















As medidas de Deus são rebatidas, ou seja, estas não seguem uma ordem cronológica esperada, estas medidas são de fato desencadeadas por uma saída permitida por Deus. Mas precisamos atentar sobre um aspecto, algo permitido não significa algo programado, e sim fatos tolerados.

Quanto ao terremoto de Constantinopla quero me demorar mais um pouco. Ainda que já comentei sobre este ponto em outras publicações.







Muralhas de Teodósio II
Constantinopla já tinha uma muralha na época de Teodósio, a Muralha de Constantino, construída pelo Imperador romano Constantino, o Grande (270 a 337) mas os assentamentos urbanos ultrapassaram esta muralha. Teodósio decidiu, no ano de 413 iniciar a construção destas muralhas para proteger a expansão de população da cidade. 

















                                                                                                                                                                     Contudo, um terremoto ocorrido em 447 danificou grande parte da muralha, época esta em que Atila, rei dos hunos (em 453) estava promovendo grandes massacres na população do Império Romano.
Constantinopla era considerada a Nova Roma, ou a Segunda Roma. Em seu projeto desejava ele (Constantino) fazer de Constantinopla a capital espiritual do cristianismo julgando que Roma era uma cidade depravada e cheio de vícios.
Constantinopla se tornou a segunda sede mais importante do cristianismo, rivalizando com Roma.
Ano de 330 foi inaugurado Constantinopla capital do império bizantino. 330+1123= 1453 queda do império bizantino.

De acordo com a tradição islâmica, durante o ano 621 DC, Maomé, o profeta do Islã, estava em Meca, e ele teve uma visão de uma grande jornada chamada a “Jornada da Noite”. Supostamente, o anjo Gabriel veio a ele com um cavalo alado chamado Buraq, que tinha um rosto humano. Montado neste estranho animal, Maomé voou para Jerusalém (1200 km). Em Jerusalém, no Monte do Templo, Maomé supostamente liderou em oração outros profetas que apareceram como Moisés, Jesus, e Adão. (O templo fora destruído 551 anos antes, em 70 DC). Então supõe-se que Maomé montou novamente Buraq e foi até os céus na presença de Deus, onde ele rogou a Deus que pudesse manter apenas cinco orações diárias. Supostamente, Deus estava demandando 50 orações diárias. Depois disso, conta-se que Maomé retornou a Meca e descreveu sua jornada a outros. A maioria se negou a acreditar nele.


O quadro abaixo é apenas para recordar de algumas postagens que já deixei neste espaço. Não apresentarei os detalhes sobre estas datas pelo fato de já  existem nas postagens anteriores.

687. Começo da construção da mesquita de Omar em Jerusalém. 








Apesar de existirem homens que acreditam estar comandando grupos ou grandes eventos ao assumir um uma função administrativa, estes mesmos, se esquecem que podem apenas estar ocupando um espaço na vida que virará uma história positiva ou negativa a seu respeito, e que isto não faz destes superiores em nada. Como já citei em postagens anteriores, a autoridade maior de Babilônia levou cativo o clero judaico por 70 anos, (606-535) Assim como, a autoridade Francesa levou o clero católico cativo por 70 anos, (1307-1378) Também apresentei as principais ocorrências, ainda que não todas, referente ao ano 1929, 1844, 1914, que você pode conferir em postagens anteriores ou em outras que irei postar referente a estas datas. 

Os cargos administrativos de uma comunidade, cidade, nação, ou região ou instituição, podem sempre escolher entre ser usado por Deus, ou ser usado pelo inimigo, podem tomar grandes decisões, contudo não deveriam nunca imaginar que; por ocupar um função qualquer, estes podem dai em diante fazerem o que querem, como que, seus atos  não resultarão em algum tipo de  fruto.  
Você já ouviu esta frase; "Se eu não fizer, outro fará?" 
Ainda que isto seja verdade no tocante as coisas boas que esta na nossa responsabilidade de fazer, não devemos fazer isto no tocante as coisas erradas. Você nunca deve roubar, ainda que,  se você não fizer outro  fará. 

Deus a seu tempo sempre permitiu o cumprimento de muitas medidas, mas no tocantes as coisas negativas, mas a decisão de fazer parte desta medida só depende de você. A unica coisa que não depende de você é  se você ocupará um cargo administrativo ou não. Não importa o quanto se preparou para ocupar um cargo  administrativo, não importa as manobras que você fez, você somente estará em um lugar de autoridade se Deus permitir, mas veja, nem sempre permitir algo, é aprovar algo. Existe medidas a se cumprir que são planos de Deus, outras são permitidas por Deus. Existem atos feitos por mim e  você  que são planos de Deus, outros são permitidos. 
O fato de você ocupar um espaço administrativo permitido, não quer dizer que para tudo não tem um  limite de tempo. Então não importa como você chegou neste espaço administrativo, ainda que você passe do limite, Deus por a amor a você ou a outros  impõe limites para seus atos, ou função. Nada é para sempre, somente Deus é para sempre. E mesmo Deus respeita os limites do tempo estabelecido, o próprio Jesus disse por varias vezes: "Ainda não é o tempo".  O próprio Deus se submete a disciplina do tempo especificado para tudo, imagine você e eu que somos mortais. 

Reflita nisto.