sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A SAÍDA PARA REFORMA.


SAÍDA PARA A REFORMA.

Antes de entrar no tema acima, quero apresentar que este espaço tem como foco as grandes eventos da história cristã no decorrer da história da humanidade. Não quero com estes períodos, tentar descobrir o futuro, mas apresentar lições ligadas a história da humanidade. Existem homens hoje, que por ocupar um cargo religioso ou civil no mundo,  parecem não entender que os acontecimentos ligado a história da humanidade, não depende de sua autoridade, ou poder de influência, Deus controla tudo, estabelece limites para tudo. Os homens devem despertar e não importa onde estes estão,  Deus permitiu estes experimentar seus alvos, desafios e suas ambições, mas que por outro lado, ele ainda esta no controle de tudo.

No quadro abaixo podemos ver alguns acontecimentos  importantes no decorrer da história do Judaísmo, assim também na história  do Cristianismo Judaico.




165 a.C. - Judas Macabeu lidera a revolta contra Antíoco, purifica o Templo e restabelece a independência sob a dinastia hasmoneana.
Judas com um exercito que contava 6.000 soldados derrotaram 110.000 soldados de Antíoco e reconquista Jerusalém e reconsagra o templo 25/12/165 a C.
Com a morte de Epifânio, Lísias, comandante dos exércitos, invadiu a Judeia com um exército de 120.000 homens. Quando estavam impondo uma derrota sobre o exército judeu, uma notícia sobre um regente rival na capital da Síria, fez com que ele promovesse um acordo de paz com a Judeia prometendo a restauração de todas as liberdades religiosas.
http://www.verdade-viva.net/quatrocentos-anos-de-silencio/

Uma historia semelhante ocorre com o cristianismo,  assim também após o ano 311 d C. o cristianismo tem uma nova saída com a liberdade de culto no império de Romano.


"30 de abril de 311, o feroz império romano desistiu de lutar contra o cristianismo e promulgou o Édito de Tolerância.
O Édito de Tolerância de Galério ou Édito de Tolerância de Nicomédia foi um édito datado de 311 d.C. e emitido pela tetrarquia de Galério, Constantino I e Licínio, oficialmente colocando um termo à perseguição de Diocleciano aos cristãos".
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dito_de_Toler%C3%A2ncia_de_Gal%C3%A9rio

Roma reinou de 168 AC até 476 quando foi dividido pelas tribos bárbaras. O Império Romano foi o mais duro de todos. Além de ter destruído Israel, acabou perseguindo os cristãos por quase 3 séculos até o Edito de Tolerância em 311 DC. Por isso ele é descrito tendo dentes de ferro.
https://adventismoemfoco.wordpress.com/2008/12/19/a-profecia-das-nacoes-parte-1/



A Saída Para Reforma.


Em 25 de junho de 1530, os príncipes que haviam aderido à Reforma foram convidados a explicar-se no Parlamento alemão. Na ocasião, Philipp Melanchton, amigo de Lutero, apresentou a proclamação da fé luterana. No dia 21 de janeiro de 1530, o imperador Carlos 5º convocara uma Dieta imperial a reunir-se em abril seguinte, em Augsburg, no sul da Alemanha. Para dispor de uma frente unida contra os turcos nas suas operações militares, ele exigiu o fim do conflito entre protestantes e católicos.

http://www.dw.com/pt-br/1530-confiss%C3%A3o-de-augsburg/a-582816


Quando no dia 21 de janeiro de 1530, o imperador Carlos V exigiu o fim do conflito entre protestantes e católicos, ele estava de forma oficial reconhecendo o protestantismo  como igreja na Alemanha. Mas isto estava longe de uma trégua , mas sim, ele estava decretando a separação definitiva destas congregações, uma vez que o protestantismo, estava agora livre para continuar separado da igreja de Roma. 

Édito de Tolerância de Galério ou Édito de Tolerância de Nicomédia foi um édito datado de 311 d.C. e emitido pela tetrarquia de GalérioConstantino I e Licínio, oficialmente colocando um termo à perseguição de Diocleciano aos cristãos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dito_de_Toler%C3%A2ncia_de_Gal%C3%A9rio


Nenhuma autoridade civil ou religiosa, é maior que os planos de Deus e Seus limites.

Tenha um boa semana.

Contatos: jjcordeluz@hotmail.com