sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

ECUMENISMO E SUAS MEDIDAS

Uma autoridade sem autoridade.


As inciativas de muitos lideres cristãos de hoje, no sentido de orquestrar uma união entre as denominações, pode parecer muito romântica, mas  isto nunca foi novidade na história do cristianismo e nem mesmo de outros povos e  religiões. Os eventos ocorridos do ano 1053-1054 levou a igreja a um grande cisma.

Depois de 456 anos (1509) Calvino nasce, e Lutero  retorna a Erfurt e leciona dogmática no Estudo Geral da Ordem.



Depois de 33-34 anos alguns livros são proibidos pela igreja, na tentativa de fazer calar a literatura dos reformadores, Lutero e Calvino e outros. (index)


Depois do nascimento de Calvino (1509) ao ano 1999  temos 490 anos 


Contando do nascimento de Calvino (1509) temos 456 anos até o ano de  1965. Nesta ocasião foi amarrado um acordo de integração entre a igreja de Roma e a igreja de Constantinopla. Este documento foi publicado em 1966, sob os auspícios da Conferência Permanente. Elas foram escritas pelo Rev. Dr. Leônidas Contos, à época Diretor do Escritório Inter-eclesial da Arquidiocese Ortodoxa Grega a união entre as partes. Saindo da data 1509 mais 456 (1965) e mais 34 anos,  "ouve um acordo (1999) entre a Igreja Católica e a Federação Mundial das Igrejas luteranas, a propósito (justificação mediante a fé).
 




Apesar deste  acordo, a pratica da indulgencia não foi silenciada no clero, o papa voltou falar sobre esta como uma pratica ainda valida" .Já em 1965  Igreja Católica se integra ao movimento ecumênico. Da cisão ao ecumenismo, passou 456 ou 457  onde as diretrizes ecumênicas originais foram publicadas.
Não podemos esquecer que um dos motivos do protesto de Lutero seria a questão da indulgencia, e que esta pratica foi não abandonada pela igreja de Roma. 


Podemos citar: 
"O Papa Francisco enviou, nesta terça-feira, uma carta ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella, responsável pela organização do Jubileu da Misericórdia, na qual descreve as diversas formas em que será possível obter indulgências durante o Ano Santo, entre 8 de dezembro deste ano até 20 de novembro de 2016".

http://papa.cancaonova.com/papa-explica-como-receber-indulgencia/*¹ metodista.http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/24980-metodistas-reveem-carta-pastoral-sobre-ecumenismo


Do inicio da reforma de Lutero 1517  até o ano 2007 temos 490 anos

 O dia exato e mês em que Lutero pregou, em 1517 publicamente suas teses no portão foi (31/10/1517). Esta foi a data que os representantes da Federação Luterana Mundial “FLM” e da Igreja Católica Romana assinaram uma Declaração Conjunta sobre a Justificação (JD), neutralizando antigas diferenças. Manchetes como declaração conjunta termina virtualmente com o argumento da Reforma”.
O ano e o lugar (Augsburgo) da assinatura da declaração conjunta parece ter sido deliberadamente escolhida para enfatizar que a Federação Luterana Mundial renunciava às convicções de Lutero, conforme atesta a história: Em Augsburgo, dia 31 de outubro de 1999)





Depois de 456 anos partindo do ano 1517 a Coordenadoria Ecumênica de Serviço, foi fundada 1973 Bahia. Esta instituição se tornou uma ferramenta ecumênica de grande valor para a Igreja Católica no Brasil. Através desta ferramenta o movimento ecumenenico esta conceguindo muito mais progresso no Brasil no sentido de quebrar barreiras entre as instituições, esta organização foi criada pela Igreja Católica para cumprir metas da liderança máxima da igreja. 
Algumas igrejas compromissadas com este movimento.



  • Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
  • Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
  • Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
  • Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
  • Igreja Católica Apostólica Romana – CNBB
  • Aliança de Batistas do Brasil
http://www.cese.org.br/quem-e-a-cese/historico/



Depois de 34 anos partindo do ano 1973 chegamos ao ano 2007
Os ortodoxos, ou parte destes aceitaram deixar de lado parte das divergências históricas com os católicos e reconheceram o papa como o “primeiro patriarca” dos cristãos. No entanto, continuam discordando das prerrogativas do líder máximo da Igreja Católica. Os ortodoxos se separaram dos católicos no século XI. A notícia é dos jornais Republica, 14-11-2007 e O Estado de S. Paulo e Clarín, 16-11-2007.
A decisão de reconhecer o papa está em um texto elaborado pela Comissão Mista para o Diálogo Teológico entre Católicos e Ortodoxos, que se reuniu em outubro, na Itália. O documento, no entanto, não foi assinado pela poderosa Igreja Ortodoxa Russa, que abandonou a reunião em protesto contra a presença da Igreja Apostólica da Estônia, que não é reconhecida pelo Patriarcado de Moscou. A Igreja Católica lamentou o incidente e afirmou que não poderia interferir em questões internas dos ortodoxos.
As divergências sobre os poderes do papa continuam sendo um obstáculo à unidade entre católicos e ortodoxos. A Igreja Ortodoxa rejeita a jurisdição universal do bispo de Roma (o papa), assim como o dogma da infalibilidade do pontífice. Ortodoxo é uma palavra derivada do grego que significa “ensinamento correto”.
“No próximo encontro, teremos de falar sobre o papel do bispo de Roma. Não será fácil. O caminho é muito longo e difícil”, disse o cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos. A próxima reunião será daqui a dois anos.



http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-arquivadas/10755-igreja-ortodoxa-reconhece-o-papa-como-%60primeiro-patriarca%60



http://www3.est.edu.br/publicacoes/estudos_teologicos/vol4302_2003/rvsinner2003_2_tc.htmhttp://www.ecclesia.com.br/biblioteca/dialogo_ecumenico/diretrizes_para_os_cristaos_ortodoxos_nas%20relacoes_ecumenicas.html



Apesar de muitos esforços para as igrejas se mostrar unidas, podemos dizer que de fato isto nunca ocorre, o que existe hoje são esforços para alcançar uma imagem de união. De fato estes acordos, seja doutrinário, ou administrativo, pouco crescimento existe entre os membros das corporações. Estes esforços não são diferentes de casais separados, que no seu esforço de se mostrarem adultos e equilibrados, buscam manter uma relação sadia depois de seu divorcio, assim tentam mostrar uma imagem aceitável diante dos filhos. Por  mais amigável seja um relação de um casal separado, ainda existe um divorcio físico e dos sentimentos. Assim as igrejas estão fazendo, buscando através de acordos restaurar a imagem de uma relação arruinada diante dos filhos.
Mas quem esta ganhando com isto? A igreja de Roma. A orgulhosa igreja de Roma para evitar ter mais perdas de membros, se  submeteu a liderar um movimento no qual até nisto esta deva estar acima de outras. As igrejas rejeitadas, por sua postura doutrinária, estão aos poucos contribuindo para que a imagem da igreja de Roma seja restaurada entre os católicos, e ao mesmo tempo, entre outras denominações com filhos espalhados pelo  mundo.
" E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, "  (Apocalipse 14 : 9)Os esforços para que a imagem da igreja de Romana seja restaurada tem levados muitos a ver esta igreja como um exemplo de ser imitado.  A imagem da igreja que no passado era intolerante, perseguidora, opressora, tem se tentado apagar. Assim a igreja de Roma poderá voltar a ter o poder que no passado imperava no mundo.
Agora o mundo esta vendo o líder da igreja romana como aquele que pode conciliar o mundo religioso. Deus esta atento a estas medidas, conforme podemos ver  abaixo.









Não pense os lideres religiosos que Deus não tem os limites estabelecidos, não pense o povo religioso que Deus deixará isto ocorrer sem oposição dos anjos de Deus. Restaurar a imagem da igreja de Roma nada mais é que, estabelecer e renovar uma nova forma de adoração aos lideres da igreja de Roma.
Quando João apresenta a proibição de adoração, não diz o mesmo que o perigo dos últimos dias seria adorar coisas sem vida, mas sim poderes vivos, assim ele ilustra,  que o poder de sua imagem será restaurada como um poder vivo, (na linguagem Besta ou animal), mas veja,  um poder vivo, que esteve morto.
Se você deseja saber mais sobre este poder busque o link abaixo e saiba mais sobre o poder que esteve morto e agora sua imagem esta sendo restaurada para ser adorada.


https://adventismoemfoco.wordpress.com/2015/07/01/o-que-e-a-imagem-da-besta/


Tenha um bom dia.


Todos os temas deste espaço poderá ser atualizado no decorrer do tempo.


Jose Ap.
jjcordeluz@hotmail.com