quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

IGREJA SIRIA

Todo material deste espaço tem um único objetivo, apresentar que Deus esta no controle da vida dos homens.  Muito dos homens que se acham grandes hoje, e no passado acreditaram que suas decisões foram tomadas graças as suas manobras. Mas não é isto que apresenta as medidas da história.

1053 

Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Cisma

CISMA NESTORIANISMO.

431+622=1053-4

A primeira rotura significativa e duradoura no Cristianismo histórico sucedeu com a Igreja Assíria do Oriente, após a controvérsia cristológica sobre o nestorianismo em 431


 (Somente  assinaram uma declaração cristológica de fé em comum com a Igreja católica em 1994). Hoje as Igrejas Católica e Assíria vêem este cisma como um problema basicamente linguístico, devido a problemas na tradução de termos muito delicados e precisos do latim para o aramaico e vice-versa (veja Concílio de Éfeso).

CRIAÇÃO DOS ESTADOS AO GRANDE CISMA.



Mas não é senão no pontificado do Papa Estêvão II, por volta de 756, quando se originam os Estados da Igreja. A tutoria do Império Bizantino sobre Roma e sua sede pontifícia estava em declínio desde princípios do século VIII. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Papais

Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avignon, na França, pois o Papa Clemente V foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avignon. Em 1378, o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria. A população italiana desejava que o papado fosse restabelecido em Roma. Foi então eleito o Urbano VI, de origem italiana. No entanto, ele demonstrou ser um papa muito autoritário, de modo que uma quantidade considerável do Colégio dos Cardeais, anularia a sua votação e foi realizado um novo conclave, sendo eleito Clemente VII, que passou a residir em Avignon. Iniciara-se assim o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avignon , reclamando ambos para si o poder sobre a Igreja Católica. Posteriormente, surgiria outro Antipapa em Pisa.

O Papa Urbano não atendeu às necessidades de sua eleição, criticou os membros do Colégio dos Cardeais e recusou-se a restaurar a sede pontifical em Avignon. Os cardeais italianos, então, em maio de 1378, se retiraram para Anagni, e em julho para Fonti, sob a proteção da Rainha Joana de Nápoles e Bernardon de la Salle, iniciaram uma campanha contra a sua escolha, preparando-se para uma segundo eleição. Em 20 de setembro, treze membros do Colégio do Cardeais fizeram um novo conclave em Fondi e escolheram Roberto de Genebra como papa, que tomou o nome de Clemente VII. Alguns meses depois, esse antipapa, apoiado pelo Reino de Nápoles, assumiu sua residência em Avignon. O cisma começava.
O cisma terminou no Concílio de Constança em 1417, quando o papado foi estabelecido definitivamente em Roma.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Cisma_do_Ocidente

O período de 622 anos tem outras matérias neste espaço. Basta navegar pelos links a sua direita e encontrará muitos outros temas sobre este período.
http://adventmedidas.blogspot.com.br/2014/07/adao-recebe-ao-ser-criado-lei-no-edem.html

CISÃO ENTRE AS IGREJAS DA SÍRIA E ALEXANDRIA.

Adicionar legenda


Depois do Concílio de Calcedônia, em 451, ocorreu uma cisão com as Igrejas Síria e Alexandrina (egípcia ou copta), que se separaram em virtude de suas características monofisistas (entretanto, o patricarca sírio Ignatius Zakka I Iwas e o papa João Paulo II assinaram, uma declaração cristológica de fé). 
Estas igrejas monofisistas são conhecidas como Igrejas não-Calcedonianas (a Ortodoxia Oriental), diferenciando-se da Igreja Ortodoxa por aceitarem apenas os três primeiros concílios ecumênicos.
O Cisma do Oriente, também chamado de Grande Cisma ou Cisma Ocidente-Oriente, foi o cisma que separou definitivamente a Igreja Católica Apostólica em Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa. O cisma ocorreu no século XI, mais especificamente no ano de 1054.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Denomina%C3%A7%C3%A3o_crist%C3%A3

Após um século de perseguição, em 1829, o Império Otomano reconheceu finalmente a Igreja Católica Siríaca. Desde então, esta Igreja oriental floresceu até ao começo da I Guerra Mundial, quando muitos católicos siríacos foram massacrados pelos turcos nacionalistas (especialmente os chamados Jovens Turcos). Por isso, muitos sobreviventes tiveram de fugir da Turquia e da Síria e refugiar-se para outros países.
https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2008/12/noticia5002/

Assim a história se repete em suas medidas, ou períodos definidos, isto seria uma advertência para aqueles que imaginam ser donos da história. Os senhores da situação. As vezes algumas pessoas me perguntam: "E o livre arbítrio como é que fica?"
O fato de termos o livre arbítrio não garante que você conseguirá ser resistente a toda onda de conceitos existentes no seu tempo, e nem que não existe limite para tudo. É bom lembrar que: eu tenho o livre arbítrio, e nem por isto eu posso invadir o seu espaço e ter todo seu tempo disponível, a hora que quiser, e quanto tempo quiser. Tudo tem limite, e por qual motivo você acha que Ele que tudo deixou organizado desde a fundação do mundo não teria também os seus limites definidos?


"Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles."  (Jó 14 : 5)

"Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste."  (Salmos 74 : 17)

Por mais intelectual que você seja, não importa; você nunca estará no controle de tudo na sua vida, ainda que tenha um livre arbítrio.

Seja feliz! Em todo tempo.