sábado, 8 de agosto de 2015

TEMPLO GARIZIM 128 E SUA DESTRUIÇÃO

DA DESTRUIÇÃO DO  TEMPLO A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO.


Teria sido pilhado várias vezes e teria sido totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilônia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros teriam sidos levados para a Babilônia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilônico ou Cativeiro em Babilônia na história judaica.




 Décadas mais tarde, em 516 a.C., após o regresso de mais de 40.000 judeus da Cativeiro Babilônico foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo. O rei Herodes, o Grande, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo, que foi destruído pelo general Tito em 70 EC, pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica. Hoje o que resta, erguido, do Templo de Herodes é o Muro das Lamentações, usado por judeus ortodoxos como lugar de oração. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Salom%C3%A3o 

Em Jerusalém, encontraram o Templo de Salomão completamente destruído e iniciaram a sua reconstrução. Porém, os companheiros de Zorababel não aceitaram a participação dos samaritanos na reconstrução. Mais tarde expulsaram Manasses, sacerdote samaritano de Jerusalém, e este lideraram a construção de um Templo tão rico e tão belo quanto o de Jerusalém, embora menor, tendo um clero regular, no Monte Garizim, na Sumária. Deste modo, os samaritanos ficavam isentos de terem que ir a Jerusalém cumprir suas obrigações rituais. O Templo do Monte Garizim foi destruído 129 anos a.C. numa das batalhas, pelo rei dos judeus, João Hircano. Entretanto os samaritanos continuaram cumprindo os seus rituais nas ruínas do Templo. 
http://www.alphaeomega.org.br/comunidade/destaques_ler.php?id=277