quinta-feira, 28 de abril de 2016

OS ZELOTES EM MASSADA E ADVENTISTA DA REFORMA NA ALEMANHA

 OS ZELOTES.

Os períodos apresentados neste espaço, geralmente são comparados com o objetivo de deixar claro que Deus esta no controle de tudo. Não somente nossas vidas esta sendo controlada, mas todo ser vivo, e qualquer poder.
Existe no mundo hoje um grupo de pessoas que imaginam que sociedades, grupos religiosos, ou mesmo pessoas estão controlando o mundo. Ainda que isto também é uma verdade, podemos notar que Deus não  deixa os nossos impulsivos desejos a florar sem Sua intervenção, para que não venhamos perecer. 

Abaixo veremos a história e suas medidas, veja as mão de um Deus controlando, pondo limites, ou permitindo isto ou aquilo outro, quando o tempo é oportuno.

Bagdá.

Em 1258, os descendentes de Gêngis Khan empreenderam o ataque mais duro a Bagdá, a capital da dinastia árabe abássida (750 á 1258 = 508), foi conquistada. Hulegu, líder mongol instalado na Pérsia, ordenou o assassinato de 80 mil moradores da cidade, incluindo mulheres e crianças. A carnificina acirrou a tensão entre cristãos e muçulmanos.

Veja o cristianismo entrando na história dos mongóis.

Bagdá, então capital do Califado Abássida, é a atual capital do Iraque.
Apesar de budista, Hulegu defendia o cristianismo, pois era filho de uma nestoriana, uma dissidência do catolicismo que seguia os ensinamentos de Nestório, patriarca de Constantinopla. Vários dos generais mongóis foram recrutados entre os cristãos turcos, que haviam sido aliados ou simpatizantes dos franj, como os cruzados eram conhecidos pelos muçulmanos.

Em 606 antes de Cristo, Babilônia invade e saqueou Jerusalém, o reino de Babilônia abrangia o atual Iraque.
Depois de 586 anos da invasão babilônica 520 a C. a cidade de Jerusalém inicia a restauração do Templo de  Zorobabel,  o mesmo que conhecemos como o templo de Herodes. Em 20-19 antes de Cristo foi reconstruído os muros e inicia a reforma do templo.
Depois de 586 anos da invasão da cidade de Bagdá, iniciou-se a restauração do assunto do santuário, ligadas as leis de Deus na mensagem Adventista. Na plataforma desta restauração 1844-1845 entre as doutrinas estava as leis de Deus, como um muro para proteger todos os que criam na bíblia. Foi assim que o assunto do santuário passou ser  com o tempo, a base da doutrina Adventista.




Após o início da restauração do templo de Zorobabél, passa-se  19 anos e temos a data próxima para o inicio ou saída para o cristianismo.

Após a igreja Adventista iniciar a obra de restauração da mensagem do santuário neste mundo, se passa 19 e a igreja e tem sua saída formal como igreja, ano de 1863.




  

Depois da saída de igreja cristã, (nestes casos não considero diferenças de cálculos, esta exposição é somente ilustrativa ) passa-se 33 anos a 34 anos e inicia uma nova faze do cristianismo, uma vez que Cristo ressuscita e sobe para o Céus e termina os 490 anos separados ao povo judeu ano 34, e a igreja dá inicio a uma faze nova na sua experiência.

Depois da igreja Adventista se tornar uma igreja organizada formalmente, passa-se 33 anos, e é organizada a primeira igreja adventista no Brasil, 1896. No Brasil, a mensagem adventista chegou por meio de impressos que ingressaram nas colônias de imigrantes alemães e austríacos, nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Hoje são 16,3 milhões de membros em 203 países, dos quais 1,2 milhão estão no Brasil, país com maior número de adventistas no mundo.











OS ZELOTES RESISTENTES AO DOMÍNIO ROMANO.


Massada tornou-se um refúgio para os judeus zelotes que resistiam ao domínio romano. Eram liderados por Elazar ben Ya’ir. Após a conquista de Jerusalém e a destruição do Segundo Templo em 70 DC. mais judeus juntaram-se ao grupo. Eles resistiram aos esforços romanos para desalojá-los e usaram Massada como sua base para ataques (contra os romanos e contra facções judaicas inimigas). Com os alimentos perfeitamente preservados que Herodes tinha em estoque, bem como a água das cisternas, eles puderam resistir indefinidamente.
Os romanos então construíram uma enorme rampa pelo lado oeste do platô e destruíram a muralha. 
Então Silva marcha para a última fortaleza judaica, Massada , no outono de 72 . De acordo com Josephus, quando os romanos finalmente conseguiu entrar Massada (ano 73 ), eles descobriram que 953 defensores, sob a liderança do assassino Eleazar ben Yair , tinha preferido cometer suicídio em Massada em vez de se render.

Anos antes

O general Vespasiano, sabia, por meio de informantes que tinham escapado da capital, que uma luta pelo poder entre os líderes judeus, (em Jerusalém), tinha dividido os rebeldes em três facções, que tinham ocupado partes diferentes da cidade e que estavam agora travando uma luta sangrenta e mortal. E as pessoas que tentavam deixar Jerusalém para escapar da loucura, ou salvavam suas peles com ouro ou eram mortas por membros de qualquer das três facções. Vespasiano decidiu deixar que os judeus de Jerusalém se cansassem de matar uns aos outros, antes de empenhar-se num esforço ou sangue legionário para  tomar a cidade. Havia até a possibilidade de que uma ou outra das facções passasse para o lado romano, se ele esperasse tempo suficiente.

OS ZELOTES DA IGREJA DA REFORMA NA ALEMANHA RESISTENTES AO INTENTO DO ESTADO.
Sob o governo nazista na Alemanha, a liberdade religiosa foi pouco a pouco suprimida. O Movimento de Reforma logo seria proibido. Os  irmãos da reforma, principalmente os obreiros, seriam declarados fora da lei. As propriedades seriam confiscadas pelo Estado. Por isso, enquanto ainda havia oportunidade, em 1935, as propriedades da União Alemã foram vendidas. A casa da missão em Isernhagen, perto de Hannover, e a gráfica, que havia sido o principal centro missionário, tiveram de ser entregues a estranhos por baixo preço.
Equipamentos, móveis, arquivos e livros foram transferidos para uma casa alugada na vizinhança do antigo local da igreja. Ali os irmãos da reforma conseguiram trabalhar por um breve espaço de tempo. Vindo o esperado decreto da proibição, a polícia confiscou tudo o que encontrou na casa e lacrou as portas. Entretanto, recursos financeiros, documentos e literatura da União já haviam sido postos em segurança.
Por meio de uma ordem de 29 de abril de 1936, nossa igreja (argumenta os lideres da reforma) foi proibida de funcionar na Alemanha:

Anos antes.

Os lideres nazistas estavam informados do cisma da igreja Adventista na Alemanha, sabiam que a igreja Adventista estava dividida, em dois ou mais grupos.
O terreno estava preparado para as autoridades nazistas impor sobre a igreja seu conceito de recrutamento obrigatório para a guerra. (Veja o governo não queria dissolver a Igreja da Reforma, assim como Tito não queria dissolver o judaísmo, desejavam se servir destes.) Sabia que este conflito levaria pelo menos um grupo para seu lado. E assim ocorreu pois a igreja Adventista do Sétimo dia se submeteu a autoridade nazista.  Por outro lado, os Zelotes da Igreja da igreja Adventista da Reforma na Alemanha se recusaram a submeter a as autoridades nazistas como instituição religiosa.

Em 12 de maio de 1936, União Alemã da reforma foi declarada "dissolvida" pela polícia secreta (Gestapo).
"Em base do decreto de 28/2/1933, parágrafo primeiro, assinado pelo presidente da República, para a proteção do povo e do Estado (Jornal da Lei Federal 1, pág. 83), a seita chamada ‘Adventistas do Sétimo Dia Movimento de Reforma’ está dissolvida e é proibida em todo o Território Federal. Suas propriedades deverão ser confiscadas. Qualquer infração deste decreto será punida de acordo com o parágrafo quarto do decreto de 28/2/1933 

"Sob o disfarce de promoverem atividades religiosas, os ‘Adventistas do Sétimo Dia Movimento de Reforma’ desejam alcançar objetivos que conflitam com a ideologia do Socialismo Nacional [nazismo]. Os seguidores dessa seita recusam-se a prestar serviço militar e a fazer a continência alemã. Declaram publicamente que não têm pátria, porque são de mentalidade internacional, e consideram todos os seres humanos irmãos. Visto que a atitude da seita tende a causar confusão, sua dissolução é necessária para proteção do povo e do Estado. Assinado por R. Heydrich."
Em 12 de maio de 1936, nossa União Alemã foi declarada "dissolvida" pela polícia secreta (Gestapo).

Mesmo estando em cativeiro Babilônico o profeta Daniel afirmou: "Deus estabelece reis" e nem sempre os reis serão exatamente o esperado por todos nós, mas devemos ser submissos a eles uma vez que isto não esteja em desacordo com a lei de Deus.
Os Zelotes deste dois períodos, tinham uma visão distorcida sobre as profecias e as leis e a fé, e seguiram até o ponto de serem extintos. Ambos desejaram ser restauradores das veredas, ambos acreditavam estar com alimento e água necessária  para resistir, acreditavam estar em lugar seguro. Ou ainda, acreditavam que de alguma forma chegariam a vitória.

Assim como os lideres de Maçada não deram liberdade dos irmãos decidirem  se iriam ser submissos aos romanos, assim os lideres da reforma não deram liberdade para os irmãos da reforma para decidirem por si mesmo se iriam ir ou não a guerra, seja como portador de armas, seja como trabalho humanitário. Assim como não deram liberdade a parte dos lideres da igreja Adventista do Sétimo dia de fazer conforme sua razão, e fé.


A MORTE DOS INOCENTES SERÁ COBRADO DOS REFORMADORES.

Por volta de 960 judeus optaram pelo Kidush Hashem, a morte em santificação do Nome Divino, à submissão a Roma.

Assim como em Massada não existia concordância de todos as decisões dos lideres judeus, assim também ocorreu na experiência das grupos REFORMADOS DO SÉTIMO DIA.

Uma senhora de idade, seguida de uma mulher mais jovem, uma parente do líder Eleazar, e mais cinco crianças se esconderam, e se entregaram aos romanos após a tragédia ocorrer, e relataram aos romanos o ocorrido antes destes entrar na fortaleza, os relatos horrorizaram os romanos. Esta tragédia podemos chamar de execução arbitrária, pois se estes não houvessem se escondido, também seriam executados pelo fanatismo, ou assassinos de massada sem sua concordância.

REFLEXÕES.
Não costumo fazer isto neste espaço, mas desta vez desejo fazer. Faça o mesmo.

Alguns reformadores religiosos muitas vezes tiram a liberdade de pessoas de agirem segundo sua consciência. Isto não passa de uma execução da fé, ainda que estes permanecerão vivos.

Na visão de alguns judeus hoje, aquilo que ocorreu em Massada foi um ato de fé e confiança em Deus, mas veja, o quão maléfico é a atuação de alguns reformadores fanáticos existentes nas religiões. Mesmo depois destes deixarem de existir, ainda existem pessoas que os louvam pelas suas loucuras.

O que ouve em massada foi um massacre de pessoas, não um ato de fé em Deus. Muitos destes poderiam ser cristãos hoje, ou ter descendentes em que poderíamos se orgulhar, mesmo que ainda permanecessem no judaísmo. Quero lembrar o exemplo de Josefo, um historiador respeitado por muitas religiões espalhadas pelo Mundo, mas que conhecia muito da história do judaísmo para se tornar um fanático. Temos o caso de Daniel, que não iniciou um levante contra os babilônicos, temos o caso daqueles no Egito.
Eu não me orgulho do judaísmo, mas me orgulho do Deus que os preservou, neste sentido, acabo me orgulhando daqueles que notaram o fanatismo que impõem seus conceitos. Não fazia parte do judaísmo se suicidar, e suicidar crianças, para não ser escravos.
Assim como não tinha a Igreja Adventista no seu rol doutrinário que uma pessoa nunca poderia ao ser convocado para guerra, comparecer ao serviço do Estado, mesmo no sábado.

É por este motivo que eu comparo estes dois grupos de forma semelhante. Ambos quiseram impor algo que nunca a igreja defendeu, alem de suas medidas semelhantes.

"tudo o que não é de fé é pecado."  (Romanos 14 : 23)

Reflita.

Onde existe fé, deve existir misericórdia.